Ufal propõe ampliar cursos no Sertão e aguarda aval do MEC
19/03/2025 23:18:38
Por redação
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentou ao Ministério da Educação (MEC) um projeto para expandir a oferta de cursos no Campus Sertão, elevando o número de graduações de 8 para 23. A proposta beneficiaria diretamente os municípios de Delmiro Gouveia, onde fica a sede do campus, e Santana do Ipanema, que abriga um polo da unidade.
Caso aprovado, o projeto adicionará 11 novos cursos em Delmiro Gouveia, incluindo Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além de licenciaturas e Arqueologia. Já Santana do Ipanema receberia quatro novas graduações, entre elas Nutrição, Odontologia e cursos na área de tecnologia.
Para o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a ampliação representa um avanço na qualificação da população e no desenvolvimento da região. “São mais oportunidades para a população se qualificar, para que a gente tenha empresas mais competitivas, governos mais fortes e uma região ainda mais acolhedora”, destacou.
A universidade busca apoio de parlamentares alagoanos para viabilizar a proposta, reforçando a importância do investimento na interiorização do ensino superior e na ampliação do acesso à educação no Sertão do estado.
Publicidade

Mais notícias

Alagoas lidera ranking nacional em gastos de turistas, segundo o IBGE

Mais de 554 mil alagoanos já ativaram o e-Título, versão digital do título de eleitor

Três tremores de terra são registrados no período de cinco dias em Alagoas

Após operação da PF, senador Rodrigo Cunha chama atenção para época que Renan Calheiros foi presidente da Salgema
