Ufal propõe ampliar cursos no Sertão e aguarda aval do MEC
19/09/2025 14:58:57
Por redação
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentou ao Ministério da Educação (MEC) um projeto para expandir a oferta de cursos no Campus Sertão, elevando o número de graduações de 8 para 23. A proposta beneficiaria diretamente os municípios de Delmiro Gouveia, onde fica a sede do campus, e Santana do Ipanema, que abriga um polo da unidade.
Caso aprovado, o projeto adicionará 11 novos cursos em Delmiro Gouveia, incluindo Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além de licenciaturas e Arqueologia. Já Santana do Ipanema receberia quatro novas graduações, entre elas Nutrição, Odontologia e cursos na área de tecnologia.
Para o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a ampliação representa um avanço na qualificação da população e no desenvolvimento da região. “São mais oportunidades para a população se qualificar, para que a gente tenha empresas mais competitivas, governos mais fortes e uma região ainda mais acolhedora”, destacou.
A universidade busca apoio de parlamentares alagoanos para viabilizar a proposta, reforçando a importância do investimento na interiorização do ensino superior e na ampliação do acesso à educação no Sertão do estado.
Publicidade

Mais notícias

Compositor alagoano de 17 anos é indicado ao Grammy Latino por sucessos de Léo Foguete

Primeira-dama de Maceió é agraciada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Terceiro pinguim é encontrado morto no litoral de Alagoas durante migração

Mais frio e chuva? Tudo sobre como deve ficar o tempo nesta terça-feira (5) em AL

