MP investiga irregularidades em obras do maior Cristo do mundo e do teleférico em Pilar

MP investiga irregularidades em obras do maior Cristo do mundo e do teleférico em Pilar
O Cristo foi projetado para ter 70 metros - Foto: Reprodução / Prefeitura de Pilar

Por Redação

 

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) instaurou um inquérito civil para investigar a paralisação das obras do Cristo de Pilar, projetado para ser o maior monumento religioso do mundo, e de um teleférico no município da Região Metropolitana de Maceió. Os dois projetos estão parados há quase três anos, desde 2022.


A investigação foi formalizada no dia 8 de agosto de 2025 pelo promotor Silvio Azevedo Sampaio, que solicitou cópia dos processos administrativos e informações detalhadas sobre a execução das obras. Segundo o documento, a apuração busca esclarecer indícios de irregularidades e eventuais desvios, além de identificar responsabilidades.


A construção do Cristo, que teria 70 metros de altura e 60 de envergadura, estava prevista para ser concluída em julho de 2024, mas foi interrompida por razões não divulgadas. A paralisação também atinge o teleférico, anunciado como parte do mesmo projeto turístico.


Em nota, a Prefeitura de Pilar afirmou que ainda não recebeu notificação sobre a abertura do inquérito, mas confirmou ter enviado anteriormente documentação solicitada pelo MP.


O município declarou que está à disposição para prestar esclarecimentos e defendeu que a apuração ajudará a esclarecer fatos e combater informações falsas relacionadas às obras. O MP não estabeleceu prazo para a conclusão da investigação.