Primeira-dama de Maceió se prepara para possível disputa ao Senado

Primeira-dama de Maceió se prepara para possível disputa ao Senado
IMG_2226.jpeg

O Globo


A primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, mulher do prefeito João Henrique Caldas (PL), foi testada recentemente em pesquisas eleitorais como candidata ao Senado por Alagoas em 2026. Em uma delas, do Paraná Pesquisas, ficou atrás de Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP). Em outra, do Instituto Alfa Inteligência, liderou as intenções de voto, à frente de Calheiros.


Empresária e influenciadora, com 427 mil seguidores no Instagram, Marina ainda não decidiu se será candidata, mas já começou a se preparar para uma eventual campanha. Nos últimos meses, ela já visitou mais de dez cidades alagoanas, como parte de uma estratégia para ficar ainda mais conhecida no interior.


A candidatura depende dos arranjos políticos no estado. JHC é cotado para disputar o governo contra o ministro Renan Filho (MDB), que deverá tentar um terceiro mandato para suceder o correligionário Paulo Dantas.


A mãe do prefeito, Eudócia Caldas (PL), que era primeira suplente de Rodrigo Cunha (Podemos) e assumiu o mandato quando ele foi eleito vice do filho, no ano passado, deve sair candidata a deputada federal.


Neste ano, vale lembrar, JHC se envolveu em negociações com Lula para viabilizar a indicação da sua tia, Marluce Caldas, para o STJ. Havia a expectativa de que, por conta disso, ele permanecesse na Prefeitura de Maceió até o fim do mandato, 2028, se alinhando ao governo Lula e deixando o PL — o que não ocorreu.