Sem cadastro, 195 mil famílias em AL perdem desconto de até 100% na conta de energia
24/12/2025 18:13:17
Por Redação
Mais de 195 mil famílias em Alagoas estão deixando de receber descontos que podem chegar a 100% na conta de energia elétrica por não estarem cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. O levantamento é da Equatorial Alagoas e aponta que o problema atinge principalmente famílias de baixa renda que já têm direito ao benefício, mas ainda não regularizaram o cadastro.
A maior concentração de famílias aptas está em Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Somente nesses cinco municípios, 75.590 famílias seguem pagando o valor integral da conta, apesar de atenderem aos critérios exigidos pelo programa.
Maceió lidera o ranking, com 51.419 famílias que poderiam receber o desconto. Em seguida aparecem Arapiraca (8.355), Rio Largo (5.897), União dos Palmares (5.131) e Palmeira dos Índios (4.788), segundo os dados da distribuidora.
A Equatorial Alagoas informa que tem intensificado ações itinerantes para ampliar o número de cadastros em todo o estado. Desde que assumiu a concessão, em 2019, o total de famílias beneficiadas passou de cerca de 150 mil para 546 mil.
De acordo com a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, a Tarifa Social representa um alívio significativo no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados a despesas básicas.
Para ter acesso ao benefício, não é necessário ser o titular da conta de energia. O cadastro é feito por meio da vinculação do Número de Identificação Social (NIS) à unidade consumidora, sendo permitido o uso de um único NIS por imóvel.
Têm direito à Tarifa Social famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa, beneficiários do BPC, famílias com cadastro atualizado e aquelas que possuem integrantes que dependem de equipamentos elétricos de uso contínuo.
O cadastro é gratuito e pode ser feito nas agências da Equatorial, pelo telefone 0800 082 0196, via WhatsApp, site da empresa ou diretamente com agentes de campo da distribuidora.
Publicidade

Mais notícias

Compositor alagoano de 17 anos é indicado ao Grammy Latino por sucessos de Léo Foguete

Primeira-dama de Maceió é agraciada com o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Terceiro pinguim é encontrado morto no litoral de Alagoas durante migração

Mais frio e chuva? Tudo sobre como deve ficar o tempo nesta terça-feira (5) em AL

