Rebaixamento de solo na Chã da Jaqueira, em Maceió, foi causado por lixo em galeria, não por mineração

Rebaixamento de solo na Chã da Jaqueira, em Maceió, foi causado por lixo em galeria, não por mineração
IMG_3998.webp

Francês News


Um rebaixamento de solo registrado na Rua Prefeito Joatas Malta de Alencar, no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió, foi causado pelo entupimento de uma galeria de águas pluviais devido ao descarte irregular de lixo, e não tem relação com os danos da mineração na capital. A conclusão é das equipes da Prefeitura de Maceió, que atenderam ao local na tarde desta terça-feira (20) e interditou a via para reparos.


A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), com apoio da Defesa Civil e do DMTT, constatou que a obstrução por resíduos provocou a movimentação do solo. A via permanece interditada nos dois sentidos e a previsão é que seja liberada no final da tarde desta quarta-feira (21). Motoristas devem buscar rotas alternativas.


A administração municipal destacou que, somente em 2025, mais de 20 mil metros de galerias pluviais foram desobstruídas e quase quatro mil toneladas de entulho foram removidas na cidade. “Os números revelam os danos que o descarte irregular de lixo provoca. Com a colaboração de todos, evitamos problemas como esse”, afirmou o diretor operacional da Defesa Civil, Matheus Montenegro.