Aumentam as pressões políticas e econômicas para Tarcísio virar presidenciável
19/03/2025 21:29:23
Redação com Veja
Símbolos da polarização no Brasil, o presidente Lula e o antecessor Jair Bolsonaro vivem momentos desafiadores. Segundo as pesquisas, o petista enfrenta um processo acelerado de desgaste de imagem e lida com um percentual de reprovação acima de 60% nos principais colégios eleitorais.
A perda de popularidade ocorre até em tradicionais redutos do PT e fez aumentar a especulação de que o mandatário, por medo de ser derrotado, pode desistir da campanha à reeleição em 2026.
Já o capitão não pode concorrer na próxima sucessão presidencial, a não ser que haja uma reviravolta jurídica ou no Congresso. Bolsonaro está inelegível e ainda corre o risco de ser punido com até quarenta anos de prisão, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) o condene por liderar uma trama golpista que tinha o objetivo, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), de implodir a democracia e garantir sua permanência no poder.
Hoje, o cenário é de incerteza para os dois maiores líderes políticos do país, o que tem impulsionado a elaboração de planos alternativos. À direita, o principal deles tem nome e sobrenome, não é exatamente uma novidade, mas começa a deixar o estado de hibernação.
Políticos de diferentes partidos e empresários avaliam que a impopularidade de Lula e as restrições judiciais de Bolsonaro criaram as condições ideais para viabilizar a candidatura ao Palácio do Planalto do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Em público, ele diz que concorrerá a um novo mandato no Palácio dos Bandeirantes e defende a candidatura do inabilitado Bolsonaro em 2026. Move-se, portanto, com cautela e lealdade ao padrinho político. Nos bastidores, no entanto, há sinais de que Tarcísio flerta cada vez mais com a possibilidade de disputar a Presidência no ano que vem. Pelo menos essa é a visão neste momento dos líderes de legendas de centro e de direita que querem vê-lo alçando um voo mais alto.
Publicidade

Mais notícias

Inflação de alimentos: Lula erra e posta imposto zerado para ovos

Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Futuro mostra Boulos fora do 2º turno na corrida eleitoral em SP

Com reformulação, alunos do ensino médio terão novas disciplinas e mais horas obrigatórias a partir de 2025
