Genial/Quaest: em meio à crise do IOF, sobe o percentual de deputados que avaliam relação com governo Lula como negativa
03/07/2025 06:53:48
Por redação com O Globo
A pesquisa “O que pensam os deputados federais”, da Genial/Quaest, identificou uma piora no relacionamento dos parlamentares com o governo em meio à crise do Imposto de Operações Financeiras (IOF). Em maio de 2024, 43% do Congresso apontavam que a relação entre Câmara e governo era negativa. Isso passou para 51% no levantamento de junho deste ano, que foi divulgado nesta quarta-feira.
O levantamento ouviu 203 parlamentares (40% do total da Casa), entre os dias 7 de maio e 30 de junho. Em 2024, 33% diziam que a relação entre Congresso e governo era regular e 22%, positiva. Esses patamares passaram para 30% e 18%, respectivamente, nesta última edição da pesquisa.
Quase a metade (46%) dos deputados federais ainda avaliou como negativo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 27% dos membros da Câmara, a gestão petista é positiva, e 24% enxergam como regular. Outros 3% não sabem ou não responderam.
Aprovação de agendas
Na semana passada, o governo Lula colecionou derrotas no Congresso — a mais expressiva delas foi a derrubada do decreto que elevou o IOF, anunciado pela gestão petista em maio. A crise atual é resultado de uma sequência de embates que vêm se acumulando desde o início do ano. Além das reclamações de falta de diálogo, deputados e senadores cobram o pagamento de emendas.
Segundo o levantamento, 57% dos deputados avaliam que as chances do governo Lula aprovar sua agenda são baixas — valor dez pontos percentuais acima dos que deram a mesma resposta na pesquisa de maio de 2024. Já o grupo que vê as chances como altas passou de 47% para 36% no período. Outros 7% não souberam ou não responderam.
Questionados sobre a razão das poucas votações importantes para o governo no Congresso, 45% dos deputados culparam uma desarticulação política da gestão. Já 33% citaram o impasse da anistia pelo 8 de Janeiro, 15% a não liberação de emendas, e 6% a falta de funcionamento das comissões internas. Outro 1% não sabe ou não respondeu.
Publicidade

Mais notícias

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, prefeitos e governadores

Inflação de alimentos: Lula erra e posta imposto zerado para ovos

Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Futuro mostra Boulos fora do 2º turno na corrida eleitoral em SP
