Maioria dos brasileiros rejeita aumento de deputados federais, aponta pesquisa

Maioria dos brasileiros rejeita aumento de deputados federais, aponta pesquisa
Foto: reprodução

Por redação


Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) revelou que 85% dos brasileiros são contrários à proposta que aumenta o número de deputados federais na Câmara de 513 para 531 parlamentares. Apenas 9% aprovam a medida, enquanto 6% não souberam responder ou preferiram não opinar.


O levantamento foi feito entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país, com brasileiros a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados têm conhecimento da proposta de ampliação das cadeiras na Câmara. Entre os 44% que não conhecem o projeto, o índice de rejeição ainda é alto, e chega a 60% entre os que afirmam não se informar sobre política — justamente o grupo com menor grau de conhecimento sobre o tema (72%).


A impopularidade da proposta é majoritária em todos os recortes analisados, como gênero, faixa etária, escolaridade, religião, renda e região do país.

A ampliação do número de parlamentares foi aprovada pelo Congresso no fim de junho, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Legislativo atualizasse o número de deputados por estado com base nos dados do Censo Demográfico. Para evitar a redução de vagas em alguns estados, o parlamento optou por criar novas cadeiras, elevando o total de 513 para 531.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até esta quarta-feira (16) para decidir se sanciona ou veta a proposta.