Congresso, partidos e Presidência lideram desconfiança dos brasileiros, diz pesquisa
23/07/2025 19:21:04
Por redação com InfoMoney
O Congresso Nacional, os partidos políticos e a Presidência da República aparecem nas últimas posições do Índice de Confiança Social (ICS) 2025, divulgado pelo Ipsos-Ipec na terça-feira (22). O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre 3 e 8 de julho, em 131 municípios brasileiros.
Na escala de 0 a 100, os partidos políticos registraram 32 pontos, a menor nota entre todas as instituições avaliadas. O Congresso Nacional teve 37 pontos, enquanto a Presidência da República e os sindicatos empataram com 41 pontos. O Governo Federal ficou com 46 pontos.
Esses resultados mantêm a tendência histórica de baixa confiança nas instituições políticas. Desde 2009, os partidos políticos nunca ultrapassaram a marca dos 34 pontos, segundo a série histórica do estudo. A Presidência, que chegou a registrar 69 pontos em 2010, apresenta queda acentuada desde então.
No topo do ranking, o corpo de bombeiros manteve-se como a instituição com maior credibilidade junto à população, alcançando 85 pontos. Igrejas (67), escolas públicas (66), Polícia Federal (66) e Forças Armadas (64) completam as primeiras colocações.
O ICS é construído com base na média ponderada das respostas dos entrevistados em uma escala de quatro opções: “muita confiança”, “alguma confiança”, “quase nenhuma confiança” e “nenhuma confiança”. Os resultados são padronizados de 0 a 100.
O indicador geral de confiança nas instituições em 2025 ficou em 54 pontos, uma estabilidade em relação ao ano anterior, que também marcou 54. A média de confiança nas pessoas e grupos sociais (como família, amigos e vizinhos) foi de 62 pontos, enquanto o índice geral (que agrega ambas as categorias) ficou em 56.
O estudo também revelou variações significativas entre os diferentes perfis sociodemográficos. Por exemplo, a confiança no Governo Federal é mais alta entre os entrevistados com ensino fundamental (54 pontos) do que entre aqueles com ensino superior (39). Já os partidos políticos registraram os menores índices entre pessoas sem religião (28 pontos) e os mais altos entre católicos (35 pontos).
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Publicidade

Mais notícias

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, prefeitos e governadores

Inflação de alimentos: Lula erra e posta imposto zerado para ovos

Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Futuro mostra Boulos fora do 2º turno na corrida eleitoral em SP
