MP de Alagoas celebra aprovação de Marluce Caldas para o STJ

MP de Alagoas celebra aprovação de Marluce Caldas para o STJ
Marluce Caldas • Divulgação/Ministério Público do Estado de Alagoas

Por Redação


O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) divulgou nota, nesta quarta-feira (13), reconhecendo a aprovação da procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A instituição destacou sua atuação ao longo de mais de 30 anos na carreira, marcada por competência, ética e defesa dos direitos fundamentais.


Segundo o MP/AL, a indicação de Marluce ao STJ representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também a valorização da atuação do Ministério Público no cenário jurídico nacional.


Natural de Alagoas, Marluce foi a primeira promotora a atuar no Tribunal do Júri e a assumir uma câmara criminal no Tribunal de Justiça do Estado. Sua trajetória inclui atuações nas áreas criminal, cível, eleitoral, infância e juventude, direitos humanos, execução penal e patrimônio público.


A procuradora foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve seu nome confirmado pelo Plenário do Senado para ocupar a vaga destinada ao Ministério Público no STJ. O procurador-geral de Justiça, Lean Antônio Ferreira de Araújo, afirmou que a nomeação é motivo de satisfação e que a futura ministra contribuirá para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.


Veja a nota completa abaixo: 


Nota do MP/AL:


O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) manifesta seu orgulho e reconhecimento à procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra, membro desta instituição, pela sua indicação para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), após sabatina ocorrida nesta quarta-feira (13), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.


Mulher, nordestina e alagoana de trajetória exemplar, Marluce Caldas construiu uma carreira marcada pela competência, ética, firmeza de propósitos e compromisso inabalável com a defesa da Justiça e dos direitos fundamentais de cada cidadã e cidadão alagoanos. Sua indicação representa não apenas o reconhecimento individual de uma profissional de notório saber na área do Direito, mas também a valorização do Ministério Público no cenário jurídico nacional.


O MP/AL saúda esta conquista com alegria e renovada esperança, certo de que a atuação da futura ministra Marluce Caldas honrará uma das mais altas cortes de Justiça e contribuirá, de forma relevante, para o fortalecimento do Estado


Democrático de Direito.

Maceió, 13 de agosto de 2025

Lean Antônio Ferreira de Araújo

Procurador-geral de Justiça de Alagoas