União e PP devem anunciar nesta 3ª saída “parcial” do governo Lula

União e PP devem anunciar nesta 3ª saída “parcial” do governo Lula
Captura de tela_2-9-2025_153748_www.metropoles.com.jpeg

Por Redação com Metrópoles

Um anúncio foi convocado para às 16h3o desta terça para oficializar o que foi conversado pelos presidentes do União e do PP, o advogado Antônio Rueda e o senador Ciro Nogueira (PI), horas antes. A expectativa é que sejam anunciadas as entregas das indicações nos ministérios do Turismo e do Esporte. Caso os ministros Celso Sabino e André Fufuca decidam permanecer no governo, podem ser expulsos das suas respectivas siglas.

O rompimento é chamado de “parcial” porque o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve manter o controle da Caixa Econômica Federal. Nos bastidores da sigla e do PT, as indicações para a cúpula do órgão são tratadas como uma concessão de cunho pessoal ao parlamentar, e não devem ser afetadas pelo desembarque formal de sua legenda.

O mesmo ocorrerá com os ministérios das Comunicações (MCom) e também da Desenvolvimento e Integração Regional (MDIR), chefiados por indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Dessa forma, uma ala do governo também brinca com o desembarque, e chama de “término de Schrödinger”, pois os partidos estarão ao mesmo tempo na oposição e na situação.