Bolsonaro pede a Moraes direito a redução de pena por leitura
09/01/2026 12:34:03
Metrópoles
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o ex-presidente participe do programa de remição de pena por leitura. Os defensores citam os termos do artigo 126 da Lei nº 7.210/1984 e da Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para embasar o pedido.
Os advogados ressaltaram que Bolsonaro está em cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista e manifesta sua vontade de aderir formalmente às atividades de leitura regulamentadas pelo CNJ. O objetivo, segundo os defensores, “tem o objetivo de desenvolver atividades educativas e culturais compatíveis com a finalidade ressocializadora da pena”.
A remição por estudo, prevista no artigo 126 da Lei de Execução Penal, inclui as atividades de leitura, conforme regulamentação específica estabelecida pela Resolução CNJ nº 391/2021, a qual instituiu programa estruturado de incentivo à leitura para pessoas privadas de liberdade, com atribuição de remição de quatro dias de pena para cada obra lida e avaliada, observados os critérios nela previstos.
Publicidade

Mais notícias

Investigados do INSS compraram 1.243 cabeças de gado a R$ 2,8 milhões

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil

Bolsonaro deve se ausentar dos próximos dias do julgamento da trama golpista no STF

Alfredo Gaspar critica decisão de Moraes e fala em “ditadura da toga”

