'Capirrato': 'ratazana' de 9 quilos vira pet, e vídeo viraliza nas redes sociais

'Capirrato': 'ratazana' de 9 quilos vira pet, e vídeo viraliza nas redes sociais
Foto: reprodução

Por redação com O Globo


O vídeo de uma 'ratazana' de nove quilos chamou atenção após ser destacado por um biólogo em seu canal no YouTube, nesta sexta-feira. Apesar do tamanho e das características similares, o animal, na verdade, não é propriamente uma ratazana, mas um Myocastor. Ou seja, um 'ratão-do-banhado' que virou pet e é tratado como um cachorro.


Na filmagem, o youtuber Biólogo Henrique conta que nunca havia visto esse animal domesticado e ficou impressionado com o quão dócil ele pode ser. Apesar disso, o ratão-do-banhado pode se tornar um problema para diversos ecossistemas, devido a sua capacidade de reprodução.


"Eu nem sabia que esse bicho poderia ser pet. Isso aí é um ratão-do-banhado, se você olhar nos pezinhos dele tem umas membranas interdigitais que mostram que ele gosta de ambientes aquáticos. Tem no Brasil, aliás, esse animal foi espalhado no mundo inteiro por conta da pele dele. Foi levado para o Estados Unidos, se espalhou por lá. Foi levado para a África, se espalhou por lá também. Até na Europa você encontra. Parece que tem na Ásia também. Mas a espécie foi abandonada conforme a pele foi sendo parada de usar", explica o biólogo.


Além do grande potencial invasor, a espécie também pode apresentar riscos à saúde humana e contaminar locais com salmonela, vermes e, segundo o biólogo, há estudos que apresentam relação do ratão-do-banhado com a raiva.


"Se ele for um animal de pet precisa ser tratado, vermifugado. Não sei se no Brasil é vendido como pet, mas sei que é silvestre e está distribuído em grande parte da América do Sul. A galera do Rio de Janeiro não conhecia, então, acabam achando que é uma ratazana de esgoto ou um Pokémon aí superdesenvolvido, mas não. Só que eu não sabia que ele ficava tão dócil assim. Achei que fosse mais temperamental", detalhou Henrique.