China torna ensino de IA obrigatório nas escolas de Pequim e mira liderança global do setor
07/05/2025 11:40:57
Por redação com Época Negócios, Bloomberg e Business Insider
Para fortalecer a sua meta de dominar a indústria de inteligência artificial, o governo da China anunciou que, na capital Pequim, a educação em IA será obrigatória para estudantes, incluindo os do ensino fundamental.
A medida, destaca reportagem da Bloomberg, começa a valer no próximo semestre de outono, em setembro. Segundo a Comissão Municipal de Educação de Pequim, as escolas oferecerão pelo menos oito horas de aulas da tecnologia por ano acadêmico, e elas poderão executá-las como cursos autônomos ou integrá-las ao currículo existente.
Os alunos do ensino fundamental, geralmente de seis anos a 12 ou 14 anos, farão cursos práticos para dar início à sua compreensão da IA. Já os do ensino médio, de 15 a 17 anos, se concentrarão no fortalecimento de aplicações e inovação de IA.
Esse novo plano educacional segue uma promessa do governo no Congresso Nacional do Povo de apoiar a aplicação extensiva de modelos de IA em larga escala e o desenvolvimento de terminais inteligentes e equipamentos de fabricação de nova geração.
E ele ganhou impulso no início deste ano depois que a startup DeepSeek lançou um modelo de inteligência artificial que ela garante que tem desempenho tão bom quanto os dos concorrentes americanos, como o ChatGPT, da OpenAI, porém, com muito menos recursos.
O Business Insider destaca que a China não está sozinha na pressão pela educação em IA nas escolas. No ano passado, a Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou uma lei exigindo que seu conselho de educação considerasse a alfabetização em IA nos currículos escolares. A Itália também anunciou que começaria a testar ferramentas com tecnologia de IA em 15 salas de aula como parte de um esforço mais amplo para aprimorar as habilidades digitais dos alunos.
Publicidade

Mais notícias

Piloto arromba porta após passageiro demorar muito tempo no banheiro

Veja quem é o pastor que fazia unção da sacanagem e transava com fiéis

Transplante de fezes do namorado faz mulher ter sintomas de depressão

"Saci" do Inter é indiciado por importunação sexual após denúncia de duas vítimas
