Chuvas deixam ao menos três mortos e forçam evacuação de mil pessoas na Coreia do Sul

Chuvas deixam ao menos três mortos e forçam evacuação de mil pessoas na Coreia do Sul
Foto: reprodução

Por redação com AFP


Pelo menos três pessoas morreram e cerca de mil tiveram que ser evacuadas devido a chuvas torrenciais na Coreia do Sul, afirmaram as autoridades nesta quinta-feira. As mortes ocorreram na província de Chungcheong do Sul, no oeste do país, segundo fontes do governo.


Um motorista morreu em Osan, a cerca de 50 km ao sul da capital Seul, após um muro de 10 metros desabar sobre a estrada e esmagar seu veículo. As outras duas vítimas são homens idosos: um foi arrastado pela correnteza e o outro encontrado morto em um apartamento alagado.


A Coreia do Sul costuma enfrentar fortes chuvas em julho, mas desta vez, três regiões da província registraram volumes históricos de precipitação ao longo da semana, de acordo com dados oficiais.


Na cidade de Seosan, ao sul de Seul, a chuva chegou a 114,9 milímetros por hora — o nível mais alto desde 1904, informou à AFP um representante da agência meteorológica. Em todo o país, mais de mil pessoas receberam ordens para deixar suas casas, segundo o Ministério do Interior.


Apesar de as inundações durante o período de monções serem comuns na Coreia do Sul, a infraestrutura do país geralmente consegue mitigar os danos, mantendo o número de vítimas relativamente baixo.


Cientistas alertam que as mudanças climáticas têm tornado os eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos em todo o mundo.