“Carregador de mala” do Careca do INSS é solto após pagar fiança

“Carregador de mala” do Careca do INSS é solto após pagar fiança
Carlos Viana (Podemos-MG), pagou fiança e foi solto na madrugada desta terça-feira (22/9).. VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Por Redação com Metrópoles 


O economista e empresário Rubens Oliveira Costa, apontado como sócio e “carregador de mala” de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, foi liberado na madrugada desta terça-feira (22/9) após pagar fiança, poucas horas depois de ser detido durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.


Segundo a TV Globo, a soltura ocorreu por volta de 2h30, após Oliveira Costa prestar depoimento ao delegado plantonista da Polícia Legislativa do Senado e assinar o registro de ocorrência. Ele responderá ao processo na Justiça Federal.


A prisão havia sido determinada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que acusou o depoente de falso testemunho, ocultação de documentos e contradições graves. De acordo com Viana, Rubens se recusou a firmar o compromisso de dizer a verdade nas perguntas que não o autoincriminassem e não apresentou retratações ou esclarecimentos.


Horas antes da detenção, o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), havia solicitado a prisão em flagrante sob a alegação de que o empresário ocultava provas. “Diante das mentiras constatadas, das contradições flagrantes e da ocultação de documentos, está caracterizado o crime de falso testemunho”, afirmou Viana.


Rubens Oliveira Costa, que foi conduzido pela Polícia Legislativa ainda durante a audiência, segue investigado no esquema que envolve fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social e deverá ser chamado novamente pela comissão caso surjam novos elementos.