Falta de sangue adia cirurgia em Maceió e família faz apelo por doações

Falta de sangue adia cirurgia em Maceió e família faz apelo por doações
WhatsApp Image 2025-09-23 at 07.09.44.jpeg

Por Redação 


A cirurgia de urgência de Adelânia Ferreira de Melo, de 55 anos, foi adiada nesta semana por falta de sangue no estoque da Santa Casa de Maceió. Natural de Arapiraca e muito conhecida na cidade, Adelânia é irmã de Alanzinho, torcedor emblemático do ASA, e necessita com urgência de doações do tipo B- para que o procedimento possa ser realizado.


Segundo a unidade hospitalar, o banco de sangue enfrenta um desabastecimento crítico, especialmente após a queda nas doações durante as festividades juninas. Atualmente, os hemocomponentes dos tipos B-, AB- e AB+ estão zerados, enquanto todos os grupos sanguíneos negativos seguem em alta demanda e baixa oferta. No dia 8 de julho, o hospital chegou a registrar apenas 18 bolsas de tipos negativos em estoque.


A Santa Casa reforça que a doação de sangue é voluntária, segura e essencial para salvar vidas. As contribuições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede do banco de sangue, localizada na Rua Barão de Maceió, 354, no Centro da capital.