MPE instaura procedimento para investigar possível acumulação ilegal de cargos em Taquarana

MPE instaura procedimento para investigar possível acumulação ilegal de cargos em Taquarana
Taquarana, em Alagoas - Foto: Reprodução

Por Francês News


O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) deu início a um procedimento administrativo para apurar uma denúncia de acumulação ilegal de cargos públicos por servidores do município de Taquarana. A ação foi formalizada através da Portaria nº 0017/2025, assinada pelo promotor de Justiça substituto da comarca, Sérgio Ricardo Vieira Leite, na última terça-feira (23).


A investigação foi aberta após o recebimento de uma denúncia anônima, encaminhada pela Ouvidoria do MPAL, que alertava para a possibilidade de servidores do município estarem acumulando dois ou mais cargos públicos de forma irregular. A portaria ressalta que a Constituição Federal veda expressamente a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto em casos muito específicos, como a compatibilidade entre dois cargos de professor ou de um cargo de professor com outro técnico ou científico.


O documento destaca que a administração pública deve seguir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. O procedimento instaurado tem como objetivo acompanhar a situação e promover os encaminhamentos necessários para apurar os fatos e garantir o cumprimento da lei.


Leia a matéria completa aqui