Pesquisa Real Time Big Data mostra empate técnico entre Renan Filho e JHC para governador de Alagoas

Pesquisa Real Time Big Data mostra empate técnico entre Renan Filho e JHC para governador de Alagoas
Renan Filho (MDB) e João Henquique Caldas (PL) - Foto: Agência Brasil e Instagram - Fotomontagem: Francês News

Por Francês News


A disputa pelo governo de Alagoas em 2026 começa aquecida, com um empate técnico entre o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). É o que mostra pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (24). No cenário principal, Renan Filho lidera com 49% das intenções de voto, enquanto JHC aparece com 43%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, a diferença de seis pontos configura um cenário de equilíbrio. Os votos brancos ou nulos somam 5%, e 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.


Os dados mostram que mesmo sem ter sua imagem bem divulgada no interior de Alagoas, JHC aparece com excelente percentual de intenção de votos, contra o ministro que foi duas vezes governador do estado.


Outros cenários


A pesquisa coloca Renan Filho contra outros possíveis candidatos ao governo. Contra o deputado federal Alfredo Gaspar (União), o ministro amplia a vantagem: 55% contra 32%. Em um cenário com o Delegado Fábio Costa (PP), a diferença é ainda maior: 59% para Renan contra 24% para o parlamentar. Já em uma simulação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), o ministro venceria por 56% contra 33%.


A Real Big Time Data também revela quem são os nomes mais rejeitados pelo eleitorado alagoano. Arthur Lira lidera esse índice negativo, com 47% de rejeição. Em seguida, aparecem Delegado Fábio Costa (37%), Alfredo Gaspar (35%), JHC (27%) e Renan Filho (22%), registrando mais uma vez, um empate técnico entre eles.


Leia a matéria completa aqui