Arthur Lira alfineta Renan por PL do IR: “Oportunistas fazem politicagem”

Arthur Lira alfineta Renan por PL do IR: “Oportunistas fazem politicagem”
Foto: Agência Senado/Agência Brasil

Por Redação com Jornal Extra


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez uma crítica indireta ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) após a aprovação, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. Em postagem na rede X (antigo Twitter), Lira afirmou ser “reprovável que alguns oportunistas queiram fazer politicagem com o projeto de isenção do IR”.


Sem citar nomes, o deputado destacou que a proposta em tramitação na Câmara foi construída “com diálogo entre parlamentares”, superando diferenças políticas para garantir a ampliação da faixa de isenção. Ele também compartilhou uma reportagem em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogia sua atuação como relator do texto.


Na terça-feira (23), Lira já havia reforçado que a Câmara não pretende votar outro projeto além do enviado pelo governo federal, o PL 1087/2025, que ele relata e que deve ser levado ao plenário na próxima semana, conforme calendário acordado com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).


O Senado, por sua vez, aprovou na quarta-feira (24) um projeto relatado por Renan Calheiros que também prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil, além de aumentar a tributação para as faixas de renda mais altas e tributar dividendos. O movimento reforçou a disputa de protagonismo entre as duas Casas e, principalmente, entre os dois principais nomes da política alagoana.