Arthur Lira abre caminho para o filho e esvazia planos de Jó Pereira; entenda

Arthur Lira abre caminho para o filho e esvazia planos de Jó Pereira; entenda
Foto: Reprodução

Por Redação com agências


A recente mudança na legislação eleitoral, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou fortes repercussões no cenário político de Alagoas. A nova regra, que altera o prazo para que deputados federais ou estaduais completem a idade mínima de 21 anos, abriu caminho para a candidatura de Álvaro Lira, filho do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nas eleições de 2026.


A decisão foi vista por bastidores políticos como uma jogada de mestre de Arthur Lira — que, ao mesmo tempo em que pavimenta o futuro político do herdeiro, também reorganiza o tabuleiro e deixa antigos aliados em segundo plano.


Dentro do grupo político da família Pereira, a expectativa era de que Jó Pereira, ex-deputada estadual, fosse o nome escolhido para disputar uma vaga na Câmara Federal com o apoio de Lira. A nova configuração, porém, mudou completamente o cenário.


Segundo analistas ouvidos pelo jornalista Ricardo Mota, do portal Cada Minuto, a movimentação foi recebida como um duro golpe nas pretensões da família Pereira, que vinha se articulando para fortalecer o nome de Jó em 2026.


Com o movimento calculado de Arthur Lira, o sonho de uma volta de Jó Pereira ao protagonismo político alagoano parece, ao menos por ora, ficar cada vez mais distante.