Governo Federal reconhece situação de emergência em São José da Tapera por causa da estiagem

Governo Federal reconhece situação de emergência em São José da Tapera por causa da estiagem
Foto: Reprodução

Por Redação 


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (7), a situação de emergência em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, devido ao longo período de estiagem que afeta a região. A medida, publicada no Diário Oficial da União, permite ao município acessar recursos federais para ações emergenciais de defesa civil.


Com o reconhecimento, a prefeitura poderá solicitar apoio financeiro para compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene, dormitório e outras medidas de assistência à população. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).


Além de São José da Tapera, outras 12 cidades de diferentes estados também tiveram situação de emergência reconhecida. Entre elas, Macururé (BA), Catunda (CE), Lagoa do Mato (MA), Sossêgo e Carrapateira (PB), São Lourenço do Piauí e Coronel José Dias (PI) e Rodolfo Fernandes (RN), todas atingidas por estiagem ou seca.


O reconhecimento federal também contemplou municípios afetados por outros eventos climáticos: Santa Maria do Oeste (PR), atingida por tornados; Piratini (RS), por chuvas intensas; Pompéia (SP), por vendaval; e Benjamin Constant (AM), por derramamento de produtos químicos em ambiente aquático.


A Defesa Civil Nacional disponibiliza cursos on-line para capacitar agentes municipais e estaduais na gestão de crises e no uso do S2iD, com o objetivo de agilizar o acesso aos recursos e fortalecer a resposta local aos desastres climáticos.