Projeto obriga bares e restaurantes a informar uso de produtos análogos ao queijo em AL
09/10/2025 17:13:48
Por Redação
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei nº 851/2025, que estabelece a obrigatoriedade de bares, restaurantes e demais estabelecimentos do setor alimentício informarem de forma clara quando utilizarem produtos análogos ao queijo, requeijão ou derivados lácteos no preparo de refeições.
De autoria do deputado Antonio Albuquerque (Republicanos), a proposta determina que os cardápios e materiais de divulgação, inclusive digitais e acessíveis em Braille, áudio ou vídeo, contenham a expressão: “Este produto não é queijo.” Também deverá ser disponibilizada a lista de ingredientes e as informações nutricionais dos substitutos utilizados.
Os estabelecimentos terão ainda de esclarecer verbalmente a composição dos alimentos sempre que solicitado pelo cliente. A medida visa assegurar que o consumidor saiba exatamente o que está sendo servido e evite confundir produtos com aditivos, como gordura vegetal hidrogenada e amido modificado, com itens lácteos tradicionais.
A fiscalização do cumprimento da norma ficará a cargo do Procon/AL, com aplicação de multas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDC).
Publicidade

Mais notícias

Poze do Rodo declara ligação com o Comando Vermelho e passa a ficar preso com integrantes da facção em Bangu

Piloto arromba porta após passageiro demorar muito tempo no banheiro

Veja quem é o pastor que fazia unção da sacanagem e transava com fiéis

Transplante de fezes do namorado faz mulher ter sintomas de depressão
