Três municípios do Litoral Norte são alvo de investigação por irregularidades no FUNDEB

Três municípios do Litoral Norte são alvo de investigação por irregularidades no FUNDEB
MP instaurou procedimento contra três municípios do Litoral Norte - Foto: Aaron Neves/Francês News

Por Francês News


O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) instaurou um Procedimento Administrativo para apurar irregularidades na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) em três municípios do Litoral Norte alagoano. A decisão, assinada pela Promotora de Justiça Shanya Maria de Espíndola Dantas Pinto, atinge as prefeituras de Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres.


De acordo com a Portaria, os municípios apresentaram inconsistências no recebimento e na movimentação dos recursos destinados à educação, além de não terem respondido a ofícios anteriores enviados pela Promotoria de Justiça de Passo de Camaragibe. A notícia de fato que deu origem às investigações (nº 01.2025.00001770-8) havia expirado seu prazo sem o devido retorno das prefeituras.


Como medidas iniciais, o MP determinou o registro do procedimento no sistema SAJ-MP, a comunicação ao Procurador-Geral de Justiça e a publicação oficial da portaria. Além disso, será expedido novo ofício às três prefeituras, reiterando a solicitação de esclarecimentos sobre as irregularidades identificadas na conta bancária única do FUNDEB.


Leia a matéria completa aqui