Operação policial que matou mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro gera repercussão internacional

Operação policial que matou mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro gera repercussão internacional
Número oficial de mortos deve aumentar nas próximas horas - Foto: Eusébio Gomes/TV Brasil

Por Francês News


A operação deflagrada pelo governo do Rio de Janeiro contra a facção Comando Vermelho nesta terça-feira (28) gerou forte repercussão internacional devido ao alto número de mortos. Balanço oficial já registra mais de 100 óbitos, incluindo quatro policiais.


A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou-se através de sua conta no X (antigo Twitter), declarando-se "horrorizada com a operação policial em andamento nas favelas do Rio de Janeiro". A instituição reforçou que "esta operação letal reforça a tendência de consequências extremamente fatais das ações policiais nas comunidades marginalizadas do Brasil" e instou as autoridades a realizarem "investigações rápidas e eficazes".


Grandes veículos de comunicação internacionais dedicaram espaço ao caso. O jornal inglês The Guardian descreveu o episódio como "o dia mais violento do Rio de Janeiro", enquanto o espanhol El País caracterizou a situação como "uma jornada de caos colossal".


O francês Le Figaro questionou a eficácia destas operações de grande porte, e o New York Times destacou que se tratava da "ação mais mortal da história do Rio". O argentino Clarín chegou a reproduzir a frase de um brasileiro: "não é Gaza, é o Rio".