MPAL instaura procedimento para fiscalizar repasses da educação em Jequiá da Praia

MPAL instaura procedimento para fiscalizar repasses da educação em Jequiá da Praia
MP quer saber se município de Jequiá da Praia está aplicando corretamente os recursos da educação - Foto: Reprodução

Por Francês News


O Ministério Público de Alagoas (MPAL), através da 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, instaurou um Procedimento Administrativo para fiscalizar a correta aplicação dos recursos da educação no município de Jequiá da Praia. A ação, determinada pela Portaria nº 0058/2025, tem como objetivo acompanhar especificamente o repasse e a destinação das complementações financeiras VAAT (Valor Aluno Ano Total) e VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), vinculadas ao FUNDEB.


O procedimento fundamenta-se no dever constitucional do Ministério Público de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, especialmente o direito à educação de qualidade. A promotoria destacou que para receber o VAAT, os municípios precisam obrigatoriamente disponibilizar todas as informações contábeis, orçamentárias e fiscais nos sistemas SIOPE e SICONFI, conforme determina a Constituição Federal

.

Já o recebimento do VAAR está condicionado ao cumprimento de cinco exigências de melhoria na gestão educacional: provimento do cargo de diretor escolar por mérito com participação da comunidade; participação de pelo menos 80% dos estudantes no Saeb; redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais; regime de colaboração formalizado entre estado e município; e referenciais curriculares alinhados à BNCC.


O MPAL alerta que o não cumprimento dessas condicionalidades pode impedir o recebimento desses recursos complementares, gerando prejuízos financeiros consideráveis ao município. A promotoria determinou a notificação da prefeitura de Jequiá da Praia sobre a instauração do procedimento, que agora seguirá para a fase de diligências e coleta de informações sobre a situação educacional no município.