Governo envia 20 peritos da PF ao Rio para reforçar investigações após operação com mais de 120 mortos

Governo envia 20 peritos da PF ao Rio para reforçar investigações após operação com mais de 120 mortos
Foto: Agência Brasil

Por Redação com agências


O governo federal enviou 20 peritos criminais da Polícia Federal para reforçar os trabalhos de segurança pública no Rio de Janeiro, conforme anunciou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (30), ao governador Cláudio Castro.


O envio faz parte das ações do escritório emergencial de combate ao crime organizado, criado na quarta-feira (29) após a Operação Contenção, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de 120 mortes.


De acordo com o Ministério da Justiça, os peritos federais atuarão em análises de locais de crime, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de necrópsia e identificação de corpos.


Além dos agentes da PF, o governo informou que de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública também devem ser deslocados para o estado.


Lewandowski destacou que o efetivo poderá ser ampliado conforme a necessidade e explicou que o novo escritório tem o objetivo de agilizar a comunicação entre forças federais e estaduais.


“Nós tivemos a ideia de criar esse escritório extraordinário de enfrentamento ao crime organizado para agilizar a comunicação entre as forças federais e estaduais de segurança”, afirmou o ministro.


Segundo ele, a estrutura será um fórum de integração para permitir decisões rápidas até que a crise seja superada. “Este é o embrião daquilo que nós queremos criar com a PEC da Segurança Pública, que está sendo discutida no Congresso Nacional”, concluiu.