PF indicia ex-deputado TH Joias e 17 pessoas por aliança com facções

PF indicia ex-deputado TH Joias e 17 pessoas por aliança com facções
O ex-deputado estadual TH Joias - Foto: Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro/Divulgação

Por Francês News


A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-deputado estadual Thiego Raimundo de Oliveira Santos, conhecido como TH Joias, e outras 17 pessoas por integrarem uma extensa rede de alianças entre agentes públicos e facções criminosas do Rio de Janeiro. As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apontaram ligações do grupo com o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP).


Entre os indiciados estão policiais militares, o ex-secretário municipal e estadual Alessandro Pitombeira, e o delegado da PF Gustavo Steel – preso em flagrante durante plantão no Aeroporto Internacional do Rio ao repassar informações confidenciais a criminosos. Steel havia consultado sistemas policiais para verificar mandados contra dois investigados: Dudu, assessor de TH Joias na Alerj e suspeito de vender equipamentos antidrones a facções, e Índio do Lixão, apontado como elo do CV no tráfico de fuzis.


TH Joias, que antes da carreira política era joalheiro de artistas e jogadores, foi preso em 3 de setembro na Operação Zargun em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca e subsequentemente destituído do mandato. Ele responde por crimes como organização criminosa, tráfico de armas e drogas, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O caso segue sob análise do desembargador Macário Ramos Júdice Neto, do TRF2.