Brota na Grota: prefeitura de Maceió lança maior programa de inclusão social do Brasil
16/07/2025 03:29:56
O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta quarta-feira (25) o Brota na Grota, maior programa de inclusão social do Brasil. O programa vai atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade, com ações integradas de 12 secretarias, levando serviços de saúde, infraestrutura, assistência social, esporte, lazer, entre outros. O lançamento aconteceu no Vale do Reginaldo, primeira comunidade a receber os serviços do programa.
“O Brota na Grota surgiu como oportunidade para aqueles que moram na grota e queriam empreender, então a Prefeitura vai garantir recursos, sobretudo, para as mulheres. E nós fomos além, colocamos 12 secretarias para integrar esse comitê e fazer esse investimento. Nosso objetivo é combater as desigualdades sociais, garantindo oportunidades para todos”, explicou o prefeito.
JHC ainda afirmou que o grande diferencial, além da estrutura física, é trazer essa relação da Prefeitura com a comunidade, já que os serviços públicos não chegavam às famílias. “Nosso maior patrimônio é nosso povo, por isso temos que ir até as comunidades e prestar atendimento da mesma maneira. Aqui a prioridade são as pessoas”, complementa o prefeito.
As ações vão garantir a transformação na vida dos maceioenses, por meio de cursos, oficinas educativas, revitalização e inclusão social. Maria Célia de Oliveira, tem 40 anos e é moradora do Vale do Reginaldo, há 26 anos. Ela conta que a comunidade nunca recebeu um programa como esse, e avalia as melhorias feitas pela atual gestão no local onde mora.
“Nunca teve isso e agradecemos primeiramente a Deus e depois ao prefeito JHC, que é uma pessoa muito boa. O que ele está fazendo, nenhum nunca fez aqui. Nós nunca tivemos o apoio de ninguém, só vinham para pedir voto e depois iam embora. Tem muitas ações da Prefeitura aqui, e estão mudando a realidade de uma ponta a outra do Vale do Reginaldo”, contou a moradora.
A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente no lançamento do programa e destacou que a iniciativa é resultado de empenho e muito trabalho.
“Prefeito, o que está acontecendo hoje não é apenas um programa, são os resultados do seu trabalho e isso aqui foi sonhado, desejado e implementado. Esses programas são um presente que nós podemos deixar para Maceió, para as próximas gerações”, afirmou Marina.
Garantia de benefícios - Os moradores terão garantia de benefícios em diversos serviços, como a CNH Social, banco da mulher, atendimentos de saúde, oferta de cursos profissionalizantes, e outros.
O programa terá um cronograma para chegar em outras comunidades. Arenas das secretarias municipais serão montadas nos locais para garantir que os serviços sejam ofertados. O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, afirmou que o programa vai transformar a vida das pessoas.
“Essa é a ordem que o JHC nos dá todos os dias: tem que gostar de gente. Não é um programa temporário, é lindo, transformador e que não vai parar mais nunca”, disse o secretário.
Também estiveram presentes o senador Rodrigo Cunha, o presidente da Câmara, Galba Netto, os vereadores Luciano Marinho, Cau Moreira, Eduardo Canuto, Oliveira Lima, Aldo Loureiro, Raimundo Medeiros e Samyr Malta.
Publicidade

Mais notícias

Famílias realizam sonho ao receber chaves do Residencial Parque da Lagoa

Maceió recebe os dois primeiros cruzeiros de 2025

Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses
