Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses

Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses
Secom Maceió

Redação com Secom Maceió


Organizados pela Prefeitura de Maceió, os desfiles natalinos atraem turistas e moradores da capital alagoana, principalmente as paradas que acontecem na orla marítima, mas também em comunidades de bairros da periferia.


Além de abrilhantar a cidade com as cores e a magia do Natal, os cortejos garantem ainda renda extra para artesãos, maquiadores e atores, ao movimentar a economia criativa local.


Os desfiles, que duram entre 45 minutos a uma hora, envolvem mais de 100 artistas locais. São dançarinos, atores, músicos circenses e produtores culturais. A produção das roupas e maquiagem foram todas pensadas para dar um toque especial e característico de Maceió, como a renda filé, que é patrimônio imaterial de Alagoas, produzida pelas artesãs do Pontal da Barra. 


Responsável pelo ateliê onde os artistas se arrumam para desfilar, Paulo Marinho afirma que os desfiles vão garantir uma renda extra para os profissionais da cultura neste final de ano.


“As paradas natalinas em si, marcam o momento que a gente mais espera durante o ano todo. Porque é aí que eu consigo empregar outras pessoas para ajudar a produzir figurinos, a fazer maquiagem, e os atores também que participam disso. E assim, é de uma grande ajuda para todos. É um trabalho em conjunto, todos se completam, de maquiadores a artesãos. Nós conseguimos empregar várias pessoas e mostrar nosso trabalho durante o desfile”, explicou Paulo.

O empreendedor ainda revelou que os festejos de fim de ano impulsionam a economia criativa local com a injeção de recursos financeiros pelo município de Maceió. “O Natal, de toda forma, para a gente é muito importante porque é o momento que conseguimos movimentar mais o nosso capital de giro, a nossa economia, porque é um trabalho longo e muito, muito bonito”, enfatizou.


A parada natalina é formada por típicos personagens do período, como elfos, duendes, doces, orquestras, balés e ursos. Mas o destaque fica por conta do abre-alas, que é um presépio vivo e a encenação da consagração de Jesus. O público que assiste a performance se emociona.


Programação


A parada natalina vai percorrer a orla marítima, todos os domingos de dezembro, e na véspera de Natal, no trecho entre a Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, e Sete Coqueiros, na Pajuçara, a partir das 18h30.

Além disso, o cortejo vai percorrer as comunidades de Maceió. Na próxima quarta-feira (11), o desfile chega à Grota do Cigano, no Jacintinho, a partir das 18h30. 


A programação também será levada, no dia 12 de dezembro, para a grota do Rafael, no Jacintinho. Dia 16 de dezembro, os moradores da grota da Alegria, no Benedito Bentes, vão assistir ao desfile de Natal.


Outra localidade do bairro, o conjunto Carminha, terá a caravana no dia 17 de dezembro. A comunidade do Reginaldo, no Poço, vai acompanhar os festejos natalinos, na porta de casa, no dia 18 de dezembro, e na Vila Brejal, no Vergel do Lago, no dia 19 de dezembro.