Prefeitura de Maceió aumenta vagas em creches e fortalece combate ao analfabetismo na capital

Prefeitura de Maceió aumenta vagas em creches e fortalece combate ao analfabetismo na capital
IMG-20251208-WA0028.jpg

Ascom Semed


Em cinco anos, a Prefeitura de Maceió reduziu de forma efetiva, o déficit histórico de vagas na Educação Infantil da capital alagoana, com a abertura de 13 Gigantinhos, como são chamados os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), entregues durante a gestão do prefeito JHC, garantindo a ampliação do número de vagas para crianças nas creches, de 9 mil para 20.500, a partir do ano letivo de 2026, quando começam a funcionar outros 12 novos equipamentos educacionais, totalizando 25 unidades de ensino públicas, espalhadas em todos os bairros, com estrutura moderna e totalmente climatizadas.


Em 2020, a rede pública municipal oferecia cerca de nove mil vagas na Educação Infantil. Em 2021, o número passou para 10 mil, em 2025, são aproximadamente 16 mil vagas, e no começo do próximo ano, serão 20.500, com a abertura de 4.500 novas vagas em creches.


Trata-se do maior investimento para a educação pública da primeira infância da história de Alagoas e um dos maiores conjuntos de ações do País. No Ensino Fundamental e na Educação de Tempo Integral, os números também são superlativos, com projetos inéditos e modernos, como a criação do primeiro Parque Biblioteca de Maceió, no Benedito Bentes, inaugurado em julho de 2025; e a abertura, em 2026, da primeira escola bilíngue pública municipal.