Câmara Municipal de Maceió concederá Comenda Mário Guimarães aos fundadores do Pinto da Madrugada

Câmara Municipal de Maceió concederá Comenda Mário Guimarães aos fundadores do Pinto da Madrugada
Assessoria

Por Assessoria


A maior honraria do Legislativo celebra os fundadores de um dos maiores patrimônios culturais do estado


A Câmara Municipal de Maceió concederá a Comenda Desembargador Mário Guimarães, maior honraria do Poder Legislativo da capital, aos fundadores do bloco Pinto da Madrugada: o economista Herman Braga Lyra, o professor da Universidade Federal de Alagoas Eduardo Lyra, o médico oncologista Dr. Marcos David e o ex-secretário de Cultura, Marcial Lima (in memoriam).


A homenagem reconhece os fundadores do bloco como os responsáveis pela criação de um dos maiores patrimônios culturais e carnavalescos do Brasil e o símbolo da identidade e da tradição cultural do Estado de Alagoas.


E também enaltece a contribuição histórica dos fundadores do bloco, exaltando a importância do evento para a cultura, o turismo e a economia criativa de Maceió. Com quase três décadas de existência, o Pinto da Madrugada tornou-se patrimônio cultural da cidade, reunindo 500 foliões a cada edição.


Criada em 1983, a Comenda Mário Guimarães é destinada a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços ao município. A concessão destaca o papel do bloco no fortalecimento da identidade alagoana, na valorização de Maceió e na preservação da tradição carnavalesca.


Segundo estudos do Observatório da Economia Criativa e do Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Pinto da Madrugada movimenta cerca de R$ 120 milhões na economia local.


De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Chico filho, 

a homenagem reconhece a importância do bloco, que ultrapassou o carnaval e projetou Maceió nacionalmente, fortalecendo o turismo e a cultura popular.


A entrega da comenda ocorrerá em sessão solene, em data a ser definida, com a presença de autoridades, representantes culturais e integrantes do bloco.