Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas

Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
IMG_7348_2026-02-11-161531_hxyo.jpeg

Ascom Defesa Civil de Maceió


Os recentes incêndios ocorridos em áreas urbanas de Maceió, causados por problemas elétricos, reforçam o alerta sobre a importância dos cuidados com a energia elétrica, especialmente durante o período de calor extremo.

Com o uso prolongado de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, as instalações elétricas passam a operar sob maior demanda. O uso irregular de adaptadores e extensões também pode causar acidentes, já que concentra grande carga elétrica em um único ponto da rede, favorecendo o surgimento de curtos-circuitos e princípios de incêndio.


"Esses sinais aparecem antes do acidente acontecer. Tomadas quentes, cheiro de queimado e disjuntores desarmando, indicam que a instalação está operando for a dos limites seguros", destaca o engenheiro eletricista da Defesa Civil de Maceió, Flávio Lira.


O engenheiro eletricista explica ainda que quando a instalação elétrica não é realizada da forma correta ou os dispositivos de proteção estão mal dimensionados, o risco de sobrecarga e aquecimento excessivo aumenta significativamente.


"Em caso de curto-circuito ou princípio de incêndio, a orientação é desligar imediatamente o disjuntor geral, desde que seja seguro e nunca utilizar água para tentar apagar o fogo. Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e após o ocorrido, a instalação deve ser avaliada por profissional habilitado", conclui.