Assembleia aprova título de Cidadão Honorário de Alagoas para ministro Flávio Dino

Assembleia aprova título de Cidadão Honorário de Alagoas para ministro Flávio Dino
O ministro da Justiça, Flávio Dino, em sabatina na CCJ do Senado: indicado por Lula ao STF — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Por Redação


A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei nº 1230/2024, que concede ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino de Castro e Costa, o título de Cidadão Honorário de Alagoas. A iniciativa foi apresentada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) e teve votos contrários apenas dos parlamentares Cabo Bebeto (PL) e Mesaque Padilha (União Brasil).


De acordo com a justificativa do projeto, a honraria busca reconhecer a trajetória pública de Dino, destacada pela atuação em defesa das instituições democráticas, da justiça social e dos direitos fundamentais.


Nascido em São Luís, no Maranhão, o ministro é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor. Atuou como juiz federal por mais de 12 anos antes de ingressar na política.


Flávio Dino exerceu mandato como deputado federal e governou o Maranhão por dois períodos consecutivos. Em 2023, assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde coordenou ações de enfrentamento à violência e de resposta aos atos de 8 de janeiro.


Posteriormente, foi indicado ao Supremo Tribunal Federal, onde permanece em atividade.