Prefeitura em AL decreta quase um mês de recesso de final de ano, um dos mais longos do país

Prefeitura em AL decreta quase um mês de recesso de final de ano, um dos mais longos do país
Foto: Reprodução

Por Redação


A Prefeitura de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, definiu um dos recessos de fim de ano mais extensos entre administrações municipais do país. O decreto assinado pelo prefeito Diógenes Amorim, conhecido como Júnior Tuté, estabelece a paralisação das atividades do Executivo entre 15 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026.


O período de 26 dias supera a média tradicional adotada por municípios brasileiros, segundo levantamento realizado pelo blog de Vanessa Alencar, do Cada Minuto. A norma publicada no Diário Oficial dos Municípios prevê a manutenção apenas dos serviços classificados como essenciais.


As secretarias de Administração, Saúde, Infraestrutura, Transporte, Iluminação, Urbanização, Meio Ambiente, Assistência Social e Educação devem indicar quais atividades seguirão em funcionamento durante o recesso e estipular cronogramas específicos.


No texto do decreto, o prefeito argumenta que a suspensão coincide com as comemorações de Natal e Ano-Novo, ressaltando o caráter familiar e religioso das datas como motivação para a medida.