Vídeo mostra explosões e caos em Caracas durante ataque militar dos EUA à Venezuela
04/01/2026 21:54:55
Por Francês News
Imagens dramáticas capturadas na madrugada deste sábado (3) mostram o momento de explosões e colunas de fumaça em Caracas, capital da Venezuela, durante o que o governo local classificou como uma "agressão militar" dos Estados Unidos. Horas depois, o presidente americano, Donald Trump, confirmou o ataque e anunciou a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
De acordo com testemunhas ouvidas pela Associated Press, ao menos sete explosões sacudiram a cidade em um intervalo de 30 minutos. Moradores relataram tremores no chão, aeronaves sobrevoando em baixa altitude e uma correria nas ruas. A área próxima à base aérea de La Carlota, no sul da capital, ficou sem energia elétrica.
“O chão inteiro tremeu. Isso é horrível. Ouvimos explosões e aviões à distância”, disse Carmen Hidalgo à AP, enquanto voltava de uma festa com parentes. “Parecia que o ar batia contra a gente.”
Contexto da Escalada
O ataque ocorre após meses de tensão crescente. Em agosto, os EUA elevaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações para prender Maduro e enviaram um grande contingente militar para o Mar do Caribe. A justificativa inicial era combater o narcotráfico, mas o objetivo declarado passou a ser a queda do regime.
Na semana passada, Trump afirmou que forças americanas já haviam realizado um primeiro ataque em solo venezuelano, com um drone, para destruir um suposto porto usado pelo narcotráfico. Em novembro, fontes à Reuters já indicavam que uma nova fase de operações encobertas estava prestes a começar.
O governo venezuelano, em seu comunicado, acusou os EUA de buscar tomar o controle das maiores reservas de petróleo do mundo, localizadas no país. A vice-presidente Delcy Rodríguez afirmou mais tarde que o governo desconhece o paradeiro de Maduro, contradizendo a alegação de captura feita por Trump.
Publicidade

Mais notícias

Moraes vota por condenar os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Braskem pagou mais de 4 milhões de reais em indenização a Renan Filho

Renan Filho garante recuperação de rodovias danificadas pelas chuvas em AL

