Saúde coleta mais de 500 litros de leite humano para bebês prematuros
04/04/2025 16:18:13
Por Redação com Ascom SMS
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a cada ano, cerca de 340 mil bebês nascem de forma prematura no Brasil. Com o intuito de proporcionar assistência a essas crianças, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) implantou, em 2022, dois postos de coleta de leite humano, a fim de mobilizar e promover a doação para repasse nas maternidades.
Considerado alimento ouro, o leite humano é nutritivo e possui as propriedades necessárias para alimentar recém-nascidos prematuros. Segundo a coordenadora-técnica da Saúde da criança da SMS, um litro de leite pode salvar 10 vidas. "É satisfatório saber que as doações e as campanhas, para evidenciar a amamentação e a importância do leite materno para recém-nascidos, têm mobilizado muitas mães a salvarem vidas", enfatizou Marglene Oliveira.
Desde 2022, a Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Criança implantou os postos de coleta de leite humano nas Unidades de Referência em Saúde da Família Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e José Araújo, no Jacintinho.
Nos dois locais, foram arrecadados 551 litros e 611 ml de leite, distribuídos para as maternidades do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes e Santa Mônica, que são responsáveis pelo processo de pasteurização para alimentar bebês prematuros internados na UTI neonatal com segurança.
A fotógrafa Letícia Quixabeira é mãe do pequeno Kayan de 9 meses. Ela se tornou doadora, após ouvir relatos e palestras sobre aleitamento na campanha Agosto Dourado de 2022. Em 2024, ela engravidou e buscou orientação e acompanhamento na Unidade de Saúde José Araújo, onde faz a doação.
Publicidade

Mais notícias

Famílias realizam sonho ao receber chaves do Residencial Parque da Lagoa

Maceió recebe os dois primeiros cruzeiros de 2025

Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses
