Saúde orienta população sobre prevenção de acidentes com escorpiões
25/07/2025 20:16:30
Redação com Ascom SMS
O período de temperaturas mais amenas favorece o aparecimento de escorpiões em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de construção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações para prevenir acidentes com escorpião e saber como agir em caso de picada.
Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça a importância da atenção da população nesse período.
A atuação dos agentes de combate às endemias na inspeção de imóveis e ações educativas junto à população também envolve iniciativas preventivas contra escorpiões. Segundo o veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, a equipe realiza vistoria nos locais, busca vestígios e conversa com os moradores. Quando há presença de escorpião, o animal é capturado e encaminhado à Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) de Maceió.
A atenção aos cuidados simples pode fazer a diferença na proteção da família e da vizinhança. A SMS segue com as ações de orientação e controle, mas reforça que a participação da população é indispensável para reduzir os riscos de acidentes com escorpiões e garantir mais segurança para todos.
Publicidade

Mais notícias

Famílias realizam sonho ao receber chaves do Residencial Parque da Lagoa

Maceió recebe os dois primeiros cruzeiros de 2025

Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses
