Saúde orienta população sobre prevenção de acidentes com escorpiões

Saúde orienta população sobre prevenção de acidentes com escorpiões
WhatsApp-Image-2024-05-22-at-14.34.39_2025-07-24-135515_zwfa.jpeg

Redação com Ascom SMS


O período de temperaturas mais amenas favorece o aparecimento de escorpiões em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de construção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações para prevenir acidentes com escorpião e saber como agir em caso de picada.


Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça a importância da atenção da população nesse período.


A atuação dos agentes de combate às endemias na inspeção de imóveis e ações educativas junto à população também envolve iniciativas preventivas contra escorpiões. Segundo o veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, a equipe realiza vistoria nos locais, busca vestígios e conversa com os moradores. Quando há presença de escorpião, o animal é capturado e encaminhado à Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) de Maceió.


A atenção aos cuidados simples pode fazer a diferença na proteção da família e da vizinhança. A SMS segue com as ações de orientação e controle, mas reforça que a participação da população é indispensável para reduzir os riscos de acidentes com escorpiões e garantir mais segurança para todos.