Maceió investe no fortalecimento das marisqueiras e na preservação da Lagoa Mundaú

Maceió investe no fortalecimento das marisqueiras e na preservação da Lagoa Mundaú
81878728-215c-4e99-85f4-5f648f74e899.jpeg

Secom Maceió


Guardando tradição e sustento, as marisqueiras são protagonistas na história e na cultura da capital alagoana. Ligadas à pesca artesanal e à preservação da Lagoa Mundaú, elas asseguram alimento, identidade e renda para comunidades inteiras. Reconhecendo essa importância, a Prefeitura de Maceió vem ampliando políticas e iniciativas que apoiam essas mulheres, desde ações de segurança alimentar até oportunidades de geração de renda e visibilidade em eventos culturais.


Segurança alimentar e apoio emergencial


Em dezembro de 2024, a gestão municipal distribuiu mais de 1.000 cestas básicas e kits de proteína a pescadores e marisqueiras da Colônia Z4, no bairro Flexal de Baixo. A ação, coordenada por diversas secretarias, atendeu profissionais que tiveram suas atividades interrompidas pelo risco de colapso da mina 18, que impediu a navegação na Lagoa Mundaú e comprometeu a renda da categoria.


Homenagem e valorização da profissão


No Dia da Marisqueira, 1º de agosto, a Prefeitura celebrou a força dessas mulheres com a ação "Viva as Marisqueiras da Laguna Mundaú", destacando seu papel na preservação ambiental e no turismo comunitário. Organizada pelas secretarias de Turismo e de Saúde, a iniciativa reforçou seu papel como guardiãs da natureza e da cultura local, além de destacar a importância do turismo sustentável e de base comunitária para a região.