Desemprego em Alagoas supera média nacional, aponta IBGE
16/08/2025 13:50:24
Por Francês News
A taxa de desemprego em Alagoas foi de 7,5% no segundo trimestre de 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Apesar da queda em relação aos trimestres anteriores, o percentual ainda está acima da média nacional, que foi de 5,8% no mesmo período.
O dado reflete uma tendência de queda no desemprego no estado nos últimos anos. Em 2020, a taxa era de 19,4%, passando para 9,2% em 2023 e 7,6% em 2024. Embora o recuo seja consistente, o mercado de trabalho alagoano ainda enfrenta desafios, principalmente na comparação com estados de menor taxa de desocupação.
O rendimento médio real da população ocupada em Alagoas também apresentou crescimento, atingindo R$ 2.352,00, o que representa um aumento de 14,2% em relação ao trimestre anterior.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 372 mil. Já o contingente de pessoas ocupadas sem registro formal foi estimado em 237 mil, mantendo-se estável em relação a períodos anteriores.
No contexto nacional, as maiores taxas de desemprego foram observadas em Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. Já os menores índices foram registrados em Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso.
A PNAD Contínua considera pessoas com 14 anos ou mais e classifica como desocupadas aquelas que estão sem trabalho e que tomaram providências efetivas para encontrar uma ocupação no período de referência da pesquisa.
Publicidade

Mais notícias

Famílias realizam sonho ao receber chaves do Residencial Parque da Lagoa

Maceió recebe os dois primeiros cruzeiros de 2025

Desfiles Natalinos movimentam economia de artistas maceioenses
