Moraes articula "seguro anti-vista" para evitar adiamento do julgamento de Bolsonaro no STF
22/08/2025 11:35:22
Por Francês News
O ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado, articulou nos bastidores do STF (Supremo Tribunal Federal) uma série de medidas para garantir que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não seja interrompido ou adiado. A estratégia, apelidada internamente de “seguro anti-vista”, visa neutralizar a prerrogativa que os ministros têm de pedir mais tempo para analisar o processo, o que poderia suspender a sessão por até 90 dias.
De acordo com fontes do tribunal, Moraes articulou-se com o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, para não marcar o julgamento imediatamente após a entrega das alegações finais. A ideia foi dar um prazo de cerca de dez dias para que os demais ministros do colegiado — Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux — pudessem examinar todos os detalhes do volumoso processo antes da data de início do julgamento, prevista para 2 de setembro.
Como parte dessa estratégia, Moraes disponibilizou aos colegas um link para uma nuvem digital que contém todas as provas coletadas na investigação, incluindo vídeos de depoimentos e interrogatórios. A medida, descrita por um auxiliar como uma "lição de casa" do relator, visa deixar todos os ministros familiarizados com o caso, reduzindo ao máximo a chance de um pedido de vista de último minuto.
Para eliminar qualquer risco de o processo se arrastar até 2026, Zanin também alterou o calendário. Em vez de marcar as cinco sessões necessárias em cinco terças-feiras de setembro, elas ficarão concentradas entre os dias 2 e 12 de setembro. Com isso, se houver um pedido de vista, o prazo de 90 dias vencerá ainda em 2025, permitindo a conclusão do julgamento do "núcleo 1" ainda neste ano.
A expectativa é que as duas primeiras sessões sejam dedicadas às sustentações orais da defesa e da acusação, com o início da votação pelos ministros a partir do dia 9 de setembro.
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
