Moraes proíbe Malafaia de sair do país e manda PF apreender passaporte
22/08/2025 12:28:57
Por Redação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou medidas cautelares contra o pastor Silas Malafaia, incluindo a proibição de sair do país e a apreensão de seu passaporte. A decisão foi cumprida pela Polícia Federal (PF) na noite desta quarta-feira (20), no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O celular de Malafaia também foi recolhido.
De acordo com a investigação, Malafaia orientou Jair Bolsonaro a estimular manifestações de rua, pressionar o Supremo e produzir vídeos para circulação em redes sociais, mesmo após decisão judicial que restringia o uso dessas plataformas. Em mensagens, o pastor sugeriu que os materiais fossem traduzidos por inteligência artificial e enviados ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por meio do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A PF afirma que as conversas mostram tentativa de coação a ministros do STF e parlamentares com o objetivo de obter anistia. Em outra troca de mensagens, Malafaia relatou ter enviado um áudio em que criticava Eduardo Bolsonaro após divergências sobre posicionamento em relação a medidas econômicas anunciadas pelos EUA.
O relatório da PF também inclui áudios de Jair Bolsonaro em que ele menciona manter conversas com ministros do STF. Em diálogo de 27 de junho, o ex-presidente disse ao filho Eduardo: "Esqueça qualquer crítica ao Gilmar", em referência ao ministro Gilmar Mendes. Segundo os investigadores, Bolsonaro afirmou que "tem conversado com alguns do STF" sobre possíveis sanções internacionais.
Na mesma apuração, a PF encontrou em um computador apreendido na residência de Bolsonaro um rascunho de pedido de asilo político na Argentina. O documento, editado em fevereiro de 2024, foi endereçado ao presidente Javier Milei e descreve o ex-chefe do Executivo como "perseguido por motivos políticos".
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
