PGR tem até segunda-feira para se manifestar sobre defesa de Bolsonaro no STF
24/08/2025 00:17:04
Por Francês News
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu um prazo até a próxima segunda-feira (25) para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre os esclarecimentos prestados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão ocorre após os advogados do ex-presidente apresentarem um documento de 12 páginas negando qualquer descumprimento das medidas cautelares impostas pela Corte e refutando as acusações contidas no relatório da Polícia Federal (PF).
O relatório policial, que indiciou Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por crimes como coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, apontou supostas violações das cautelares. Entre os indícios citados está um documento de pedido de asilo político à Argentina, encontrado no celular do ex-presidente e caracterizado pela PF como uma potencial tentativa de fuga. A defesa classificou o documento como uma "minuta sem data nem assinatura" e acusou a PF de fazer uso político do caso.
Agora, a PGR tem a tarefa de analisar as alegações da defesa e se manifestar perante o STF. A Procuradoria pode, com base nesta análise, fazer novos pedidos ao ministro relator ou apenas dar ciência sobre os esclarecimentos. Embora o prazo original vença no domingo (24), as regras do Código de Processo Penal (CPP) prorrogam seu vencimento para o próximo dia útil, neste caso, segunda-feira, até as 19h30.
Em seu documento, a defesa de Bolsonaro reiterou que o ex-presidente tem cumprido todas as determinações judiciais, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de viajar e a participação em audiências. Os advogados também renovaram o pedido para que o STF reconsidere a decisão que decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro, que atualmente está proibido de usar celular e de ter contato com o filho, Eduardo Bolsonaro. O julgamento do ex-presidente pelos cinco crimes que responde no STF, incluindo tentativa de golpe de Estado, está marcado para começar no próximo dia 2 de setembro.
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
