Senadora alagoana propõe Subcomissão do Câncer no Senado para debater vacinas e tratamentos inovadores
24/08/2025 00:16:24
Por Francês News
A Subcomissão Temporária de Prevenção e Tratamento do Câncer será oficialmente instalada na próxima quarta-feira (27) no Senado Federal, com a missão central de elaborar propostas para avançar no combate à doença no Brasil. Vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a subcomissão foi proposta pela senadora alagoana Dra. Eudócia (PL-AL) por meio do Requerimento REQ 54/2025-CAS, e seu foco será discutir terapias inovadoras, como vacinas e imunoterapias baseadas em tecnologias de RNA mensageiro.
O grupo, que terá duração de 180 dias, será composto por cinco senadores titulares e cinco suplentes. Logo após a instalação, que ocorrerá após a reunião deliberativa da CAS a partir das 9h, serão definidos o presidente e o vice-presidente da subcomissão. Em seguida, os parlamentares discutirão o plano de trabalho, que deve incluir a realização de audiências públicas com especialistas, representantes do Ministério da Saúde e associações de pacientes, além do acompanhamento de propostas em tramitação no Congresso.
Em sua justificativa, a senadora Dra. Eudócia destacou que "as vacinas e as imunoterapias contra o câncer representam um avanço promissor na prevenção e no tratamento da doença, com destaque para tecnologias como o RNA mensageiro, imunoterapias e vacinas personalizadas, que já demonstram eficácia na recorrência de tumores". A subcomissão debaterá aspectos cruciais como regulamentação, financiamento, desenvolvimento e incorporação desses tratamentos de alto custo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as propostas que serão acompanhadas está o PL 126/2025, de autoria da própria Dra. Eudócia, que prevê a criação do Marco Regulatório da Vacina e dos Medicamentos de Alto Custo Contra o Câncer. A iniciativa busca estabelecer um marco legal para acelerar o acesso da população brasileira aos tratamentos mais avançados contra a doença, garantindo maior eficiência e equidade no sistema público de saúde.
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
