Alagoas está entre os estados com maior mortalidade de jovens, aponta levantamento
28/08/2025 12:15:52
Por Redação
Alagoas figura entre os estados com as maiores taxas de mortalidade de jovens de 15 a 29 anos por causas externas, segundo o 1º Informe Epidemiológico sobre a Situação de Saúde da Juventude Brasileira: Violências e Acidentes, divulgado pela Fiocruz nesta segunda-feira (25).
O levantamento indica que 65% dos óbitos nessa faixa etária no país estão relacionados a violências e acidentes, contra 10% no conjunto da população. Entre jovens de 20 a 24 anos, a taxa alcança 218,2 por 100 mil habitantes.
No caso de Alagoas, a taxa de mortes de jovens por causas externas é 60% maior do que a da população em geral. O índice entre homens é oito vezes superior ao das mulheres.
A pesquisa também revela desigualdades raciais e regionais: 73% das mortes de jovens por causas externas atingem negros (pretos e pardos), enquanto no conjunto da população esse percentual é de 60%. As regiões Norte e Nordeste concentram as maiores taxas, com destaque para Amapá, Bahia e Alagoas.
Entre os fatores mais associados às mortes estão armas de fogo e acidentes de motocicleta. Mais da metade dos óbitos de homens jovens (50,6%) resultam de agressões, e 84% das vítimas fatais de acidentes de transporte são do sexo masculino, em 53% dos casos envolvendo motocicletas.
Entre as mulheres jovens, quase 35% das mortes por agressão ocorreram dentro de casa, contra 10% entre os homens. Registros do SUS também apontam que meninas e mulheres de 15 a 19 anos são as mais atingidas por diferentes formas de violência, incluindo agressões físicas, psicológicas e sexuais.
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
