Justiça aponta irregularidades no São João de Arapiraca 2024 por não pagar direitos autorais
29/08/2025 14:32:08
Por Redação
O Tribunal de Justiça de Alagoas reconheceu que o São João de Arapiraca 2024 foi realizado sem o devido licenciamento para execução pública de músicas, em ação movida pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A decisão liminar determina que o município não poderá promover eventos com execução musical sem autorização, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Segundo levantamento do Ecad, a inadimplência é regra em Alagoas: apenas dois dos 102 municípios estão em dia com os direitos autorais. O órgão afirma que a prática compromete o pagamento a milhares de compositores e artistas que dependem dessa remuneração.
“A música é o coração das festas juninas e os compositores e artistas precisam ter seus direitos reconhecidos. Esta é uma decisão muito importante, que reforça a necessidade de cumprir a lei”, destacou Giselle Luz, gerente regional do Ecad.
Em 2024, o Ecad distribuiu R$ 5,9 milhões em direitos autorais no segmento de festas juninas para mais de 10,2 mil profissionais em todo o país. A entidade estima que o valor poderia ter sido 50% maior se não houvesse inadimplência generalizada entre prefeituras e promotores de eventos.
Publicidade

Mais notícias

Acusado de mandar matar casal em União dos Palmares é preso no Ceará

Homem vai para UTI após beber iogurte com “boa noite Cinderela”

TRE decide que Justiça do Trabalho poderá julgar ações da Braskem

MPAL apresenta denúncia contra homem suspeito de agredir jogador em Palmeira dos Índios
